ÁREAS DENSAMENTE URBANIZADAS



Correspondendo às áreas com maior densidade de edificações, elas restringem-se principalmente aos núcleos das cidades de Sousas e Joaquim Egídio, à porção Leste da cidade de Campinas e a algumas porções mais ocupadas do Condomínio San Conrado. Aparecimentos isolados, geralmente foram associados a concentrações de edificações no interior de fazendas (sede, barracões, terreiros de café, estábulos etc.)

Com uma área total de aproximadamente 248,9 ha, correspondendo a 2,48 % da área total deste estudo, esta classe temática é representada principalmente por áreas construídas de intenso uso residencial, comercial ou industrial, com a maior parte das terras sendo coberta por edificações, vias asfaltadas, incluindo alguns lotes abandonados, jardins residenciais e praças públicas. Este tipo de ocupação, bastante característico na composição colorida das bandas 3, 4 e 5, apresentou uma textura bastante homogênea e uma cor avermelhada.

A tabela abaixo mostra os resultados obtidos para os polígonos pertencentes a esta classe.

 Características dos polígonos verificados em campo, pertencentes à classe
Áreas Densamente Urbanizadas e resultados obtidos.

  >= 30 ha >=10 e < 30 ha < 10 ha
Área Média (ha) 38,88 11,52 3,99
Total de polígonos amostrados 2 2 3
Polígonos Incorretos 0 1 1
Porcentagem de Erro 0 50 % 33,33 %

Com uma área média de 108,23 ha, os 23 polígonos desta classe, tiveram representantes nas três sub-classes criadas em função do tamanho. A sub-classe 1, contendo apenas dois polígonos com área igual ou superior a 30 hectares, foi totalmente amostrada e teve, em ambos os polígonos, a classe Áreas Densamente Urbanizadas confirmada.