CONTRASTE


A técnica de realce de contraste tem por objetivo melhorar a qualidade das imagens sob critérios subjetivos do olho humano. É normalmente utilizada como uma etapa de pré-processamento para sistemas de reconhecimento de padrões (INPE, 1996).

No caso deste projeto, a técnica de realce de contraste, visou equalizar as bandas, de forma a permitir que todas exercessem influência semelhante no processo de segmentação da imagem. No caso da composição colorida 3, 4 e 5 utilizada, a banda 5 apresentou um histograma de distribuição dos pixels mais abrangente, em relação aos 256 níveis de cinza possíveis (imagem de alto contraste), e as bandas 3 e 4 apresentaram histogramas, de distribuição dos pixels, mais estreitos (imagens de baixo contraste). Para que o segmentador considerasse as três bandas de forma equivalente, foi necessário redistribuir os níveis de cinza das bandas 3, 4 e 5, de forma a abranger os 256 níveis de cinza possíveis em cada uma delas.

A operação envolvida na correção dos níveis de cinza da composição colorida utilizada foi o ajuste linear. Nele, as barras que formam o histograma da imagem de saída são espaçadas igualmente, uma vez que a função de transferência é uma reta. O histograma de saída (cinza) tem a mesma forma do histograma de entrada (verde), não alterando portanto a relação entre os valores dos pixels. As retas verde e cinza representam respectivamente as funções lineares de distribuição antes e após o ajuste.