CLASSIFICAÇÃO


Para a classificação da imagem, foi utilizado o classificador de Bhattacharya disponível no SPRING. Este método de classificação, partindo de uma imagem segmentada, envolve uma fase de aquisição e análise de amostras fornecidas, visando aperfeiçoar o mapeamento final.

Como a rotina de classificação envolve o fornecimento de amostras de cada classe temática para posterior análise e classificação, foi efetuada uma etapa de campo preliminar, permitindo a identificação da classe temática de algumas regiões geradas pelo segmentador. No total, foram identificadas nesta etapa, 95 regiões (81 de aquisição e 14 de teste) das 906 definidas na segmentação.

O fornecimento de amostras das classes temáticas para sua caracterização e posterior classificação da imagem de satélite, procurou envolver as mais variadas formas de ocorrência de cada uma delas, com o objetivo de definir, com a maior precisão possível, suas "nuvens" de distribuição.

Com as amostras fornecidas, foi então realizada a classificação de todos os polígonos da imagem, sendo obtido o mapa dos usos das terras, para a área piloto.